Pernil com nhoque ao molho de gorgonzola e cogumelos

Ingredientes

1 pernil de porco Pif Paf
Manteiga
½ xícara (120ml) de água
Tempero Cantim Noir: alho, sal, pimentão vermelho, cebola, salsa, cebolinha e louro
Suco de 2 limões
Pimenta-do-reino moída a gosto

Nhoque do cantim noir
1kg de batatas médias Asterix (roxa) assadas em papel-alumínio
2 xícaras rasas de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de margarina
1 ovo
50g de parmesão ralado
Óleo de oliva
Sal a gosto

Molho bechamel com gorgonzola e cogumelos
1L de leite integral
1 cebola média
4 folhas de louro
8 cravos-da-índia
Noz-moscada a gosto
Sal a gosto
40g de farinha de trigo
40g de manteiga
150g de queijo gorgonzola
200g de cogumelos Paris

Modo de preparo

Pernil: Pré-aqueça o forno médio (180ºC). Faça uma marinada com a água, o suco de limão, o tempero pronto e pimenta a gosto. Coloque o pernil nesse tempero. Fure a carne e deixe marinar por 8 horas. Reserve a marinada. Coloque o pernil numa assadeira e passe manteiga em todas as partes do pernil Pif Paf. Cubra com papel-alumínio com o lado brilhante voltado para a carne. Leve para assar em forno preaquecido médio por uma hora. Após, retire o papel-alumínio. Continue assando, agora em temperatura alta, por mais 40 a 50 minutos, para dourar bem. Durante esse tempo, regue o pernil com o molho da marinada de vez em quando.
Retire o pernil da assadeira, passe para uma travessa e reserve. Fatie o pernil e o sirva com o nhoque e o molho.

Nhoque: asse as batatas enroladas em papel-alumínio, sem cortá-las e com casca, até estarem macias para serem amassadas. Esprema as batatas em uma vasilha grande. Com a massa o mais quente possível, acrescente o ovo, o sal, a margarina, o queijo e um fio de óleo de oliva. Vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo peneirada e misturando com as mãos até dar o ponto de enrolar. Estenda a massa em rolinhos de 2 a 4 cm de espessura e corte o nhoque de batata do tamanho que você quiser. Coloque-os sobre uma camada de farinha de modo que eles não grudem antes de cozinhar. Enquanto isso, coloque 3 litros de água para ferver (não coloque sal na água). Jogue, então, uma parte dos nhoques na água e espere ele vir à superfície. Quando a primeira porção chegar à superfície, retire com a escumadeira e jogue outra porção na panela. Repita até que todo o nhoque acabe. Sirva com o pernil e o molho.

Molho: Corte a cebola em quatro e em cada parte prenda uma folha de louro com dois cravos. Coloque o leite para esquentar com as cebolas dentro. Quando começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhando por 20 minutos. Em outra panela, coloque a manteiga para derreter. Acrescente a farinha em fogo baixo e misture até incorporar bem. Desligue o fogo. Retire as cebolas, louro e cravos do leite. Acrescente o leite aos poucos à mistura de manteiga e farinha, mexendo bem para não empelotar. Tempere o molho com sal e noz-moscada a gosto. Coloque um fio de azeite em uma panela. Adicione o bechamel. Amasse o gorgonzola e misture. Mexa bem até que o queijo se desfaça e incorpore ao molho, misturando até ficar homogêneo. Experimente o molho. Se ele estiver muito salgado, você pode corrigir com creme de leite.

Produtos relacionados

Pizza de Calabresa Pif Paf Artesano

Quero conhecer

Linguiça de Lombo

Quero conhecer

Lasanha de Frango

Quero conhecer

Compartilhe com
seus amigos

Receitas relacionadas

Já sabe o que irá preparar?

Encontre o produto Pif Paf ideal para compora sua receita